Olá, Forreta! Hoje vou-te falar da Mintos, uma das plataformas de crowdlending mais conhecida que está a evoluir para uma plataforma única.

o que é a mintos?

A Mintos foi fundada em 2015 e é atualmente a maior plataforma de crowdlending da Europa. Tem mais de 500.000 investidores com mais de 600.000.000€ em gestão.

A Mintos tem evoluído significativamente, e agora oferece novas oportunidades e características para investidores focados no longo prazo que procuram diversificar as suas carteiras através de vários tipos de investimentos e com baixa necessidade de gestão.

que serviços oferece?

A Mintos tem adicionado novos produtos e serviços para permitir aos investidores diversificarem as suas carteiras e investirem nos ativos que lhes fazem mais sentido, entre eles:

Loans (Empréstimos)

Continua a ser o principal produto e permite investir em vários tipos de empréstimos emitidos por diferentes originadores (crowdlending).

Podes decidir se queres escolher tu os investimentos ou deixar a Mintos investir automaticamente por ti.

Mintos

Fractional Bonds (Obrigações Fraccionadas)

As obrigações podem ser de difícil acesso para os investidores de retalho (nós). Normalmente exigem investimentos na ordem dos 5 dígitos ou até mais e podem só estar disponíveis em países específicos.

Com as Obrigações Fraccionadas, podes investir em pequenas partes de obrigações, a partir de 50€. Além disso, podes vender os teus investimentos no mercado secundário se quiseres levantar antecipadamente.

As obrigações oferecem um fluxo de rendimento previsível e podem ajudar a diversificar o portfólio.

ETFs (Exchange-Traded Funds)

Aqui no Clube falamos muito sobre ETFs, porque são o meu tipo de ativo preferido!

A Mintos, agora, permite-te investir em ETFs a partir de 50€ e sem comissões num portfólio criado por eles para ti consoante o teu perfil de risco.

Se queres estar exposto a ETFs e ainda não percebes muito sobre eles ou queres poupar tempo, esta pode ser uma boa solução para ti.

Real Estate (Imobiliário)

A Mintos, agora, também permite o investimento em imobiliário e também a começar nos 50€, ou seja, se gostas de investir em imobiliário mas tens pouco capital ou não queres ter as chatices associadas este produto pode ser para ti.

É segura?

É regulada pelo Latvijas Banka, o banco central da Letónia, a autoridade competente para a supervisão dos serviços de investimento na Letónia e pela União Europeia na MiFID.

Os instrumentos financeiros pertencentes aos investidores na Mintos são mantidos nas contas de instrumentos financeiros dos investidores, separadamente dos ativos próprios da Mintos.

Se a Mintos estiver envolvida em fraude ou negligência administrativa ou se a Mintos encerrar. A compensação máxima que um investidor pode reclamar ao abrigo do regime de compensação dos investidores é de 90% da sua perda líquida, até um máximo de 20 000 euros (O que costumamos que ver nas corretoras).

Tens na plataforma uma página que explica todas medidas de segurança que têm e links para as entidades reguladoras.

Mintos
o que dizem sobre a mintos?

Uma coisa que faço sempre, seja com plataformas de investimento ou serviços que vou utilizar é ver o que dizem sobre o mesmo no TrustPilot.

Recomendo que faças sempre o mesmo, para tudo!

conclusão

A Mintos é a primeira plataforma que vejo que está a tentar ter todos tipos de ativos numa única plataforma o que permite diversificar os investimentos por várias classes de ativos na mesma plataforma.

Além de já ser a maior na Europa em crowdlending ainda continua com muito crescimento, a ficar cada vez mais completa e com produtos para todos níveis de risco.

Faz sempre a tua pesquisa e análise e garante que se fores investir com a Mintos (ou outra qualquer) é algo que sabes o que estás a fazer, que se enquadra com o teu perfil de investidor e que faz sentido no teu portfólio.