Olá Forreta, neste artigo vou-te falar sobre os serviços MB Way VS SPIN fazendo uma comparação entre os dois para diferentes casos.

introdução

Com a evolução das finanças digitais em Portugal, as opções para realizar transferências e pagamentos através do telemóvel têm vindo a crescer. Entre as mais populares estão o MB Way e o SPIN, duas soluções que prometem facilitar o teu dia a dia. Mas qual delas é a melhor para ti? Neste artigo, vamos comparar ambos os serviços, destacando as suas vantagens e desvantagens para que possas tomar uma decisão informada.

O Que é o MB Way?

O MB Way é um serviço de pagamentos digitais desenvolvido pela SIBS, amplamente utilizado em Portugal. Ele permite-te fazer transferências instantâneas, pagamentos em lojas físicas e online, criar cartões virtuais para compras mais seguras, e até levantar dinheiro nos caixas Multibanco sem necessitares do cartão físico. Uma das principais forças do MB Way é a sua ampla aceitação e integração com a maioria dos bancos portugueses.

Vantagens do MB Way:
  • Ampla Disponibilidade: Suportado pela maioria dos bancos em Portugal, o que o torna acessível para a maioria dos utilizadores.
  • Multifuncionalidade: Além das transferências, podes usá-lo para pagar em lojas, fazer compras online e até gerar cartões virtuais.
  • Segurança: Oferece funcionalidades como cartões virtuais, que adicionam uma camada extra de segurança nas compras online.
  • Transferências Instantâneas: Permite transferências rápidas e gratuitas entre utilizadores MB Way.
  • Cashback, Descontos e Prémios: Com a funcionalidade UP! O MB WAY permite-te ter vários benefícios nos teus pagamentos (vê mais aqui).
Desvantagens do MB Way:
  • Limites de Transferência: Existem limites diários para transferências e pagamentos, o que pode ser restritivo em algumas situações.
  • Relatos de Fraude: Apesar da segurança geral, houve alguns casos reportados de fraudes relacionadas com o serviço​.
O Que é o SPIN?

O SPIN é uma solução mais recente, disponibilizada pelo Banco de Portugal. À semelhança do MB Way, o SPIN permite transferências instantâneas e a criação de cartões virtuais. No entanto, destaca-se pela simplicidade de utilização e pela ausência de taxas associadas.

Vantagens do SPIN:
  • Sem Taxas: Oferece transferências gratuitas, o que pode ser um atrativo para quem faz várias transações pequenas.
  • Simplicidade: Focado em proporcionar uma experiência fácil e rápida.
  • Segurança: Pode ser visto como mais seguro devido à simplicidade do processo, que não requer a associação direta ao banco para cada transação.
Desvantagens do SPIN:
  • Custos: Para ser imediata, a transferência pode ter custos associados, caso seja feita entre bancos diferentes.
  • Menor Aceitação: Ainda só 14 bancos aderiram.
Tabela Comparativa: MB Way vs SPIN
CritérioMB WaySPIN
DisponibilidadeAmplamente disponível e suportado pela maioria dos bancos portugueses.Ainda só 14 bancos aderiram.
FuncionalidadesTransferências, pagamentos em lojas físicas e online, cartões virtuais, levantamentos sem cartão.Focado principalmente em transferências instantâneas.
SegurançaSegurança reforçada com cartões virtuais, mas relatos de fraudes.Segurança elevada devido à simplicidade e ausência de associação direta ao banco.
TaxasGeralmente gratuito, mas pode haver taxas em alguns bancos.Podem haver taxas em transferências imediatas para bancos diferentes.
Velocidade de TransferênciaTransferências instantâneas entre utilizadores MB Way.Transferências instantâneas.
Integração com outros serviçosAlta integração com comércio eletrónico e serviços.Menor integração, focado em transferências pessoais.
Aceitação no ComércioAmplamente aceite em Portugal.Menor aceitação devido à sua natureza mais recente.
Conclusão

O SPIN é recente e provavelmente vai evoluir, mas, para já o único motivo que vejo para utilizar SPIN é se, por ventura, ultrapassar os limites de MB Way.

O MB Way tem mais opções, está mais implementado e oferece mais vantagens, o SPIN apenas não tem limites e é possivelmente mais seguro havendo menos risco de fraude.

Ou seja, em MB Way VS SPIN eu escolho MB Way em 99,9% dos casos.

Até à próxima, Forreta.