Olá, Forreta! Hoje vamos falar sobre o que é a inflação e sobre algumas técnicas e ferramentas para a combateres.

O que é a inflação?
O conceito de inflação refere-se ao aumento progressivo e generalizado dos preços dos bens e dos serviços ao longo do tempo. Em termos simples, isso significa que o mesmo montante em dinheiro não consegues comprar a mesma quantidade de produtos que conseguias há alguns anos.

Existem várias razões para a ocorrência da inflação, como o aumento dos custos de produção, mudanças climáticas, excesso de procura em relação à oferta, políticas monetárias, etc. Esses fatores exercem pressão sobre os preços, resultando numa diminuição do poder de compra.

A inflação é geralmente avaliada através de um índice de preços ao consumidor, que compara os preços atuais dos produtos e serviços com os preços dos mesmos em períodos anteriores. Este índice utiliza um “cabaz de compras” composto por produtos comuns adquiridos pelas famílias, como alimentos, vestuário, despesas com comunicações móveis, combustíveis, transporte público e custos de habitação, como renda, eletricidade e água.

O IHPC, ou Índice Harmonizado de Preços no Consumidor, é o índice utilizado na região do euro. A sua “harmonização” implica que todos os países da região do euro seguem as mesmas categorias de bens e serviços nos seus cabazes e utilizem métodos idênticos de cálculo. O IHPC é elaborado de modo a que o cabaz de compras geral seja representativo em todos os países.

As políticas monetárias também desempenham um papel importante. Desde 2023, temos visto um aumento nas taxas de juro de referência para a zona Euro, o que tem impacto nos custos de empréstimos e, consequentemente, nos preços na economia.

A inflação tem um impacto no teu dia-a-dia porque com os mesmos 100€ não consegues comprar a mesma quantidade que compravas há alguns anos atrás, ou seja, o teu dinheiro desvalorizou.

Apesar das suas consequências negativas, a inflação moderada pode ser benéfica para a economia. Os consumidores, ao perceberem que os preços vão aumentar a curto e médio prazo, tendem a consumir mais no presente. Isso pode impulsionar o crescimento económico.

Inflação

Como combater a inflação?

O INE (Instituto Nacional de Estatísticas) confirmou inflação anual de 4,3% em 2023.

Isto significa que “perdeste” 4,3% do dinheiro que tens parado no banco, ou seja, já não consegues comprar tudo o que compravas com ele.

Para combater a inflação o que tens que garantir é que tens o mínimo de dinheiro parado. De alguma forma, o teu dinheiro tem que estar sempre a crescer e de preferência no mínimo numa percentagem igual ou superior à da inflação para que não “percas” dinheiro.

Podes e deves investir o dinheiro que tens parado depois de montares o teu fundo de emergência. Estuda e analisa quais os investimentos que se enquadram mais no teu perfil e avança com eles. O mais importante é o dinheiro nunca estar parado, mas claro, sem o perderes!

Também podes mitigar ou até anular o efeito da inflação em muitas das tuas compras ao utilizar plataformas de cashback e cartões de cashback.

Espero que tenhas ficado a perceber melhor o que é a inflação e como começares a ganhar na luta contra a inflação.

Até à próxima, forreta!

Subscreve à newsletter para teres acesso a novidades e bónus exclusivos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×