Olá, Forreta! Neste artigo vou-te explicar o que acontece ao teu dinheiro e aos teus ativos quando a corretora vai à falência.

introdução

Se já começaste a negociar no mercado de ações, de certeza que já te fizeste esta pergunta: O que acontece quando a corretora vai à falência? Posso perder todo o meu dinheiro?

No caso da corretora com quem operas ir à falência, as tuas ações ou fundos de investimento estão seguros, uma vez que tanto as ações como os fundos não estão em nome da corretora, mas sim no teu. A única mudança que acontece é que os teus fundos e/ou ações passariam para outra corretora.

Os gestores dos mercados de valores mobiliários mantêm registos semelhantes aos de propriedade de imóveis, onde os proprietários das ações são registados com o número de ações que detêm. Além disso, quando compramos ou vendemos ações, uma parte da comissão que pagamos vai para as despesas de registo nesses mesmos registos.

Se a nossa corretora for à falência, quando tiver que liquidar os seus ativos, um desses ativos é a carteira de clientes que a corretora possui. Esta carteira será comprada por outra corretora a um preço negociado.

As corretoras garantem o nosso dinheiro?

Dependendo do tipo de corretora com a qual queres trabalhar, é fundamental assegurares que estão cobertas por um fundo de garantia que proteja o teu investimento no caso em que a corretora vai à falência.

Existe, por exemplo, o Fundo de Garantia de Depósitos (FGD) que tem como objetivo assegurar aos depositantes das instituições de crédito a recuperação dos teus depósitos em numerário até 100.000 euros por titular e por entidade. (Ex.: CGD, BPI, BCP)

O que aconteceria se o gestor do fundo falisse?

No cenário hipotético de falência do gestor do fundo, em que este declarasse insolvência, os ativos do fundo estariam fora da propriedade da insolvência e os participantes poderiam receber o valor total do investimento naquele momento. Seriam afetados APENAS pela falência se o fundo tivesse ações ou valores mobiliários naquela entidade.

E se eu tiver uma conta omnibus?

Existem também contas chamadas de contas omnibus, onde as contas dos clientes da corretora estão agrupadas numa única conta. O titular desta conta de títulos que aparece no registo é a corretora, e não tu.

Por exemplo, imagina três pessoas que são clientes de uma corretora com uma conta coletiva. A primeira detém 100 ações da empresa X, a segunda tem 200 ações da empresa X e a terceira possui 500 ações da empresa X. No registo oficial, aparece apenas uma conta em nome da corretora com 800 ações da empresa X, embora estas ações pertençam, na realidade, aos três clientes.

Se a corretora com uma conta coletiva for à falência, a entidade deve implementar um procedimento interno que permita a individualização da posição de cada cliente.

contas omnibus são seguras em caso de falência?

A principal vantagem destas contas é serem mais baratas, agrupando muitos investidores numa única conta, o que resulta em comissões mais baixas.

No entanto, existem desvantagens significativas. O facto de as pessoas não terem as suas ações registadas oficialmente pode ser problemático. Geralmente, a corretora sabe através de um sistema interno o número de ações que cada cliente possui, mas um registo interno não tem o mesmo peso que um registo oficial.

Em Portugal, quando uma entidade utiliza uma conta coletiva para a operação dos seus clientes, a conta é aberta em nome da entidade, mas o património da conta pertence aos clientes. Em nenhum caso a entidade pode dispor do património da conta sem ordem expressa do cliente.

conclusão

Antes de investires em qualquer corretora lê sobre ela, vê se é uma instituição segura, o que dizem os outros clientes e acima de tudo que garantias te dão sobre o teu capital, tanto à ordem como investido para saberes antes de investires o que acontece quando a corretora vai à falência.

A Rankia tem um comparador de corretoras onde além de muita outra informação podes ver que entidades regulam as corretores e que garantias têm.

Para seres sempre dos primeiros a receber as novidades e nunca perderes nada garante que nos segues em todas as redes sociais que utilizas e que estão no fundo da página.

Até à próxima, Forreta.

Subscreve à newsletter para teres acesso a novidades e bónus exclusivos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×