Olá, Forretas! Hoje vamos falar sobre cartões de crédito e porque é deverias utilizar cartões de crédito em todas as tuas compras.

O que é um cartão de crédito?
Um cartão de crédito é um instrumento financeiro que te permite fazer compras e pagar por bens e serviços sem usar dinheiro físico no momento da transação. Com um cartão de crédito, podes gastar até um determinado limite estabelecido pelo banco emissor (plafond).

Esse montante não é retirado imediatamente da tua conta bancária, mas sim emprestado pelo banco.

No final de cada período de faturação, normalmente mensalmente, receberás uma fatura com o valor total gasto durante esse período. Tens então a opção de pagar o valor total gasto ou apenas uma parte dele. Se optares por pagar apenas uma parte, o saldo restante será sujeito a juros, o que vai tornar a dívida maior ao longo do tempo (Escolhe sempre pagamento a 100% para nunca pagares juros!).

Além de permitir compras, os cartões de crédito também podem oferecer benefícios adicionais, como programas de recompensas, seguros e proteções para compras. No entanto, é importante usar o cartão de crédito com responsabilidade para evitar o endividamento excessivo.

Porquê utilizar cartões de crédito?
Os cartões de crédito oferecem várias vantagens que podem tornar as transações financeiras mais convenientes e até proporcionar benefícios adicionais. Aqui estão algumas das vantagens de utilizar cartões de crédito:

1. Conveniência: Os cartões de crédito permitem fazer compras sem a necessidade de carregar dinheiro físico. Eles são amplamente aceites em lojas físicas e online em todo o mundo.
  2. Pagamento adiado: Com um cartão de crédito, podes adiar o pagamento das tuas compras até a data de vencimento da fatura, o que te dá mais tempo para gerir o teu dinheiro.
  3. Proteção do consumidor: Muitos cartões de crédito oferecem proteções aos consumidores, como seguro de compra, proteção contra fraude e disputa de cobranças indevidas.
  4. Recompensas e benefícios: Muitos cartões de crédito oferecem programas de recompensas, como cashback, pontos de fidelidade, milhas aéreas e descontos em compras selecionadas. Além disso, alguns cartões oferecem benefícios adicionais, como seguro de viagem, seguro de aluguer de automóveis e acesso a salas VIP de aeroportos.
  5. Construção de crédito: Utilizar um cartão de crédito de forma responsável pode ajudar a construir um histórico de crédito sólido, o que é importante para obter empréstimos futuros, como financiamento para a compra de casa ou carro.

É importante lembrar que os cartões de crédito também têm custos e potenciais riscos associados, como taxas de juros elevadas, taxas anuais e a possibilidade de endividamento excessivo. Por isso, é que digo sempre que só se utilizam cartões de crédito quando temos a certeza absoluta que vamos ter sempre pagamento a 100% e garantias que no final do mês quando forem à nossa conta buscar o dinheiro que gastamos ele lá está!

Quais são os melhores cartões de crédito?
A resposta a essa pergunta pode variar dependendo das necessidades e preferências individuais de cada pessoa.

É importante considerar as políticas de aceitação do cartão, a reputação do emissor do cartão e a qualidade do serviço ao cliente ao avaliar os melhores cartões de crédito disponíveis. É sempre uma boa ideia comparar várias opções antes de tomar uma decisão e escolher o cartão que melhor se adapta às tuas necessidades e objetivos financeiros.

Dito isto, um cartão que penso que vai ser vantajoso para todos é o Cetelem Black Plus. É um cartão que dá 3% de cashback nas tuas compras em supermercados, gasolineiras e restaurantes.

Aqui no clube estamos a desenvolver uma página que está sempre em atualização dos diferentes cartões que existem, os benefícios que dão e os melhores casos onde os utilizar.

Não tenhas medo de ter ou utilizar cartões de crédito! Eles são uma ferramenta e como todas ferramentas se as utilizarmos bem trazem benefícios mas se utilizarmos mal trazem consequências. Tenta perceber o que é esta ferramenta, como funciona e como a podes utilizar para teu benefício.

Até à próxima, Forretas!