Olá, Forreta! Hoje em dia fala-se muito sobre investir em ativos americanos, por isso, vou-te mostrar como consegues investir em dólares sem comissões.

Introdução

Conseguir investir sem pagar qualquer comissão é o sonho de qualquer forreta, mas nem sempre é fácil! Principalmente quando estamos a falar de investir numa moeda que não é a nossa, neste caso dólares. Se alguma vez já investiste em dólares, o mais provável é teres pago algumas ou todas das seguintes comissões:

• Comissão de câmbio
  • Comissão de transferência para o estrangeiro
  • Comissão de manutenção de conta
  • Comissão de levantamento
  • Comissão de compra e/ou venda

Neste artigo vou-te mostrar como consegues investir em Dólares sem comissões! Isto claro, veio do facto de eu ser forreta e querer investir em REITs sem comissões 😂

Aviso: O processo é um bocado complexo, garante que lês com calma e atenção!

Vou usar a Realty Income só como exemplo mas o processo funciona para qualquer ativo em dólares!

Abrir conta na corretora em dólares

A XTB permite-te abrir várias subcontas de forma gratuita, por isso, tenhas ou não já conta com a XTB em Euros podes abrir também uma conta em Dólares e ficar com as 2.

Se já tens uma conta em euros na XTB mas não sabes como criar uma subconta em dólares, é só seguires estes passos:

1. Se ainda não tens conta na XTB regista-te neste link.
  2. No site da XTB quando vais fazer login escolhe “Área de Cliente”.
  3. Vai a “Contas” no menu do lado esquerdo.
  4. Por cima das tuas contas do lado direito tens “Adicionar Conta”.
  5. É só clicares aí, escolheres “USD” e “Submeter”.

Se ainda não tens conta na XTB clica no botão abaixo para abrir e depois de fazeres um depósito vais receber 15€ em ações de oferta.

Converter euros para Dólares

Depois de teres uma conta em dólares na XTB vai ser preciso converter para dólares fora da XTB porque lá tem uma comissão de 0,5% e é aí que entra a Revolut.

Na app da Revolut vai a “Exchange” e troca os Euros que quiseres por Dólares sem comissões até 1.000€/mês com o plano grátis.

Nota importante: Durante o fim de semana, todas as operações de câmbio da Revolut pagam taxas, independentemente do plano da conta. O fim de semana é definido pela hora de Nova Iorque: entre as 17h00 de sexta-feira e as 18h de domingo, aplica-se uma taxa extra sobre o câmbio de moedas. Se quiseres ter a certeza que não pagas e não queres pensar na diferença de horário lembra-te só de fazer entre segunda e sexta de manhã. De qualquer forma, no momento em que vais fazer a conversão a Revolut diz-te sempre quanto vais pagar de comissão, confirma sempre que o valor é 0!

dólares sem comissões

enviar os dólares para a corretora

Se tentares enviar os dólares diretamente da Revolut para a XTB vais ver que por estares a tentar fazer uma transferência numa moeda que não é a do teu país de origem tens que pagar uma comissão de no mínimo 3€.

É aqui que entra a PayPal! A XTB permite carregamentos por PayPal e a PayPal permite termos vários cartões associados a ela e escolhermos com qual queremos fazer pagamentos por pré-definição.

Então para enviar os dólares para a corretora tens que fazer estes passos:

1. Vai à Revolut e cria um cartão virtual. (Como a Revolut permite dares um nome ao cartão recomendo algo como “Dólares” para não confundires)
  2. Vai à tua carteira (Wallet) da PayPal e associa este cartão (Link a card).
  3. Depois do cartão estar associado seleciona o cartão que adicionaste na PayPal e altera a moeda (currency) do cartão para USD e define-o como método de pagamento pré-defindo.
  4. Agora vai à tua conta em Dólares da XTB, clica em depositar, seleciona PayPal e transfere o montante que queres.

Nota: Se costumas utilizar a Paypal para outros pagamentos não te esqueças de reverter o cartão pré-definido depois de acabares todo o processo.

Investir em Dólares

Agora que já temos dólares na corretora, vamos lá fazer o objetivo principal que é investir em dólares sem comissões, neste caso, comprando uma unidade de Realty Income.

Para comprares Realty Income ou qualquer outro ativo, faz estes passos:

1. Faz login na Web app ou na aplicação da XTB.
  2. No canto superior direito garante que estás na conta certa (USD).
  3. Do lado esquerdo pesquisa pelo ativo que queres (Realty Income).
  4. Escolhe a quantidade que queres e clica em “Comprar”.

Nota: Se quiseres fazer uma limit order em vez de uma market order, quando tiveres o ativo escolhido clica no “i” de informação e aí mostra-te a opção de fazer market ou limit order.

conclusão

Se fizeste todos os passos até agora foste muito persistente e forreta! Como prémio, conseguiste investir em Dólares sem comissões, parabéns!

Lembras-te das comissões que falámos ao início? Foram estas que evitaste:

• Comissão de câmbio (Não pagaste porque utilizaste Revolut).
  • Comissão de transferência para o estrangeiro (Não pagaste porque utilizaste PayPal).
  • Comissão de manutenção de conta (Não pagas na XTB desde que não estejas mais do que 365 dias inativo).
  • Comissão de levantamento (Não pagas na XTB).
  • Comissão de compra e/ou venda (Não pagas na XTB).

Em cada um dos passos as ferramentas dizem-te quanto vais pagar em comissões, antes de executares cada um dos passos lê com atenção e confirma que a comissão é realmente 0 porque estas coisas podem mudar com o tempo ou podes-te ter enganado em algum passo.