Olá, Forreta! Hoje vamos falar sobre 10 dicas para poupar dinheiro em 2024. Se as fizeres todas vais sem dúvida notar diferença no teu orçamento.

Introdução

Aqui no Clube, estamos sempre à procura das melhores formas de poupar dinheiro em 2024 e maximizar os nossos recursos. O novo ano traz novas oportunidades para rever as nossas finanças e encontrar maneiras criativas de poupar. Aqui estão dez dicas práticas que podem ajudar-te a manter mais dinheiro no teu bolso.

1. Reavaliar as Subscrições

Quantas subscrições tens que já não usas? Serviços de streaming, revistas digitais, ginásios, entre outros, podem somar bastante ao longo do ano. Faz uma revisão mensal e cancela aqueles que não utilizas.

Extra: O Cetelem Black Plus agora também permite cashback no pagamento de serviços de streaming!

2. Cozinha em Casa

Comer fora pode ser conveniente, mas é também uma das maiores despesas para muitas pessoas. Experimenta cozinhar mais em casa e leva marmitas para o trabalho. Existem inúmeros sites e canais de YouTube com receitas fáceis e económicas.

Extra: Se fores comer fora utiliza a TheFork para ver se onde vais comer está com desconto e para acumulares pontos que depois teres mais descontos. (Utiliza este código na primeira reserva para começares com 10€ de desconto: 848C9243)

3. Compra em Segunda Mão

Vestuário, eletrónica, mobiliário e até carros podem ser adquiridos em segunda mão a preços muito mais baixos. Visita lojas de artigos usados, feiras da ladra e plataformas online como OLX e CustoJusto.

4. Utiliza Apps de Cashback

Aplicações como a Beruby, Letyshops, Picodi, etc. podem ajudar-te a ganhar dinheiro de volta em compras e encontrar os melhores descontos.

Extra:neste artigo a lista das melhores plataformas de cashback.

5. Energia Sustentável

Investir em energia sustentável, como painéis solares, pode parecer caro inicialmente, mas a longo prazo, pode reduzir drasticamente as tuas contas de eletricidade. Além disso, pequenas mudanças, como usar lâmpadas LED e eletrodomésticos eficientes, também ajudam.

Com o desenvolvimento destas tecnologias cada vez é uma melhor forma de poupar dinheiro em 2024.

6. Negocia as Tuas Contas

Telecomunicações, seguros e até a tua hipoteca são passíveis de negociação. Contacta os teus fornecedores e tenta obter melhores condições ou preços.

Nota: Ainda há muito pouco tempo liguei para a minha operadora de telecomunicações e exigi que baixassem o preço ou mudava para a concorrência e baixaram ainda mais do que se tivesse realmente mudado.

Extra: Se tens Crédito Habitação ou Seguro de Vida clica aqui para falares com o Marco, é 100% gratuito e quem sabe? Pode-te arranjar uma proposta melhor do que a que tens agora e permitir-te poupar centenas ou milhares de Euros.

7. Cria um Fundo de Emergência

Um fundo de emergência pode ajudar-te a evitar dívidas em momentos de imprevistos. Tenta poupar pelo menos três a seis meses de despesas essenciais.

Extra:este artigo sobre a Trade Republic VS Trading212.

8. Planeia as Tuas Compras

Evita compras por impulso planeando as tuas compras com antecedência. Faz listas de compras, aproveita saldos e promoções, e compara preços antes de fazer grandes aquisições.

9. Educação Financeira

Investe tempo em aprender mais sobre finanças pessoais. Existem muitos recursos gratuitos, como blogs, podcasts, e cursos online, que podem oferecer-te dicas valiosas sobre como gerir melhor o teu dinheiro.

Extra:aqui alguns livros que recomendo.

10. Reutiliza e Recicla

Antes de comprar algo novo, pensa se podes reutilizar ou reciclar o que já tens. Desde mobília a roupa, muitas vezes podes dar uma nova vida aos teus objetos com um pouco de criatividade.

Poupar dinheiro em 2024 não precisa de ser uma tarefa árdua. Com algumas mudanças simples no teu dia-a-dia, podes fazer uma grande diferença nas tuas finanças pessoais. Lembra-te, cada euro conta, e no Clube, estamos aqui para te ajudar a encontrar as melhores formas de poupar.

Extra: Garante que estás subscrito à Newsletter para receberes o e-book “Poupar nas compras online”