Olá, Forreta! Hoje vou fazer sobre as vantagens e desvantagens de amortizar ou investir as poupanças que vais guardando, e também alguns extras interessantes.

introdução

Tomar decisões financeiras pode ser uma tarefa complicada, especialmente quando se trata de grandes somas de dinheiro. Se tens um crédito habitação, uma das grandes questões é: deves amortizar o crédito ou investir o teu dinheiro? Não existe uma resposta universal, pois a decisão depende de vários fatores pessoais e financeiros. Vamos explorar os prós e contras de cada opção para te ajudar a tomar a melhor decisão.

Este artigo é mais focado no Crédito Habitação mas, na verdade, muitos dos conceitos se aplicam a qualquer tipo de crédito em que podes decidir amortizar ou investir.

ponto de vista matemático

Imagina que tens um crédito habitação com uma taxa de juro, por exemplo, de 3,5% e consideras investir em ETFs que historicamente rendem, por exemplo, 8% ao ano.

Olhando assim para os números é muito claro que se utilizares o dinheiro que estás a poupar e a juntar todos meses para amortizar o crédito habitação e investires mensalmente num ETF, a longo prazo, vai compensar.

Extra: Vê neste artigo como podes investir com rendimento extra.

ponto de vista emocional

Quem é que não gosta da paz de mente e noites tranquilas que vêm de sabermos que não devemos nada a ninguém e que a nossa casa é nossa impendentemente do que aconteça amanhã?

Há e vai haver sempre quem prefira primeiro pagar a casa e depois investir de um ponto de partida mais seguro e fazê-lo sem preocupações das suas condições mínimas de sobrevivência.

Nota: O Doutor Finanças tem uma calculadora que te permite calcular o valor da tua prestação depois de amortizares.

Extra: Até ao final de 2024, quem tiver um crédito à habitação com taxa variável está isento do pagamento de comissão por amortização antecipada.

conclusão

Como em tudo que é Finanças Pessoais nenhum dos pontos de vista é melhor que o outro. O importante é que durmas bem à noite depois de teres recolhido toda a informação que podias e teres decidido amortizar ou investir de forma informada.

Nota: Atenção que tanto para um caso como para o outro deves sempre ter primeiro um fundo de emergência que não utilizas nem para amortizar nem para investir.

Extra: Se tens um Crédito Habitação podes sempre procurar condições melhores de forma a baixar o spread e consequentemente o valor pago mensal para aumentares as tuas poupanças. A melhor forma de fazer isto é recorrer a um consultor que vai a várias bancos procurar a melhor proposta para o teu caso específico e faz este serviço todo de forma gratuita.

Até à próxima, Forreta!

Subscreve à newsletter para teres acesso a novidades e bónus exclusivos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×